Carreira na área da logística

Atendimento ao cliente 2  80x80 - Carreira na área da logística
Atendimento como estratégia de engajamento
4 de outubro de 2018
Carreira na área da logística 1 780x480 - Carreira na área da logística

Por: Mauro Galasso

O planejamento de carreiras hoje deve levar em consideração o projeto de vida de uma pessoa, merece abordar as habilidades reconhecidas de cada um, para promover aquela sensação de realização após anos de trabalho.

Cada vez mais, ao falarmos de carreira profissional, não poderemos esquecer a ligação disso com a vida pessoal dos indivíduos. Portanto é primordial o autoconhecimento sobre o que se gosta (ou não) de fazer e entendermos quais os sentimentos que temos ao redor dessas atividades prazeirozas.

Um exemplo… sempre gostei de organizar armários, fazer pacotes e embrulhos; sempre recebi elogios por minha criatividade em achar soluções e pela pro-atividade em trabalhos de grupo. Ainda, sempre muito analítico, descobri minha facilidade em explicar fatos ou dados. Curioso por informação (de tudo um pouco), passei a fazer associações sobre cenários e serviços, passando a ser chamado para opinar e influenciar processos que atuei.

Todas essas habilidades reconhecidas me garantiram oportunidades de trabalhar em empresas logísticas nacionais e internacionais. Meu foco sempre foi o transporte, provavelmente por ser filho de um caminhoneiro eu ainda carrego um valor emocional nisso tudo.

Justamente por ser um cenário que dava vazão as minhas habilidades, me senti parte de algo que me fazia maior e melhor.

Percebi que, o que para alguns seria complexo e difícil, eu tinha uma leitura mais clara e explícita dos cenários. Me tornei um profissional da área da logística, me formei em comércio exterior e passei anos “me divertindo” enquanto trabalhava com o que gostava.

 

Carreira na área da logística 2 - Carreira na área da logísticaÁreas da logística

A área da logística é ampla e a todo momento, promove etapas de modernização de suas atividades, exigindo atualização frequente para seus profissionais. Uma área profissional que permite que muitas experiências profissionais estejam interligadas. Por isso, vale investigar suas habilidades pessoais e buscar um alinhamento delas com cada parte que forma a logística.

  1. Armazenagem, manuseio de materiais e embalagem, controle da posse de estoques e processamento de pedidos.
  2. Práticas para transporte e distribuição de cargas, além da gestão de frotas e métodos de monitoramento e segurança.
  3. Gestão da informação sobre processos logísticos, desde a produção até a entrega e chegando ao pós-venda.
  4. Gestão da Cadeia de Suprimentos (o chamado Supply Chain), que analisa e propõe ações para a manutenção de fluxos logísticos mais complexos.

 

Habilidades mais vinculadas aos profissionais da área da logística

De modo geral, o profissional de logística deve saber promover soluções para armazenamento e controle de produtos e materiais; deve saber planejar o transporte destes produtos e materiais de forma rápida e com um custo coerente ao nível de qualidade exigido para cada operação; ainda, deverá comunicar-se com fornecedores e clientes e operar softwares de gestão logística.

Dominar conhecimentos em informática é muito válido, pois os avanços da logística são derivados do forte fluxo de tecnologia que vem sendo empregada nesse mercado. Há uma necessidade de atualização constante, portanto quem gosta de reciclar conhecimentos, logística é um prato cheio.

Dominar outros idiomas também é importante, principalmente se for atuar com comércio exterior, tendo oportunidade de criar comunicação com empresas estrangerias. Aqui exige-se uma mentalidade mais globalizada sobre economia, cultura & costumes, direito internacional e por aí vai.

Outro aspecto bem considerado, é a capacidade de tomada de decisão. Algo que se aprende após experiência em captação de dados (pesquisa), a prática de análise destes dados (leitura do cenário atual e tendências), passando para construção de possíveis cenários futuros (estratégia).

Atuar em grupos é certo, assim, o bacana é participar com o pensamento coletivo e com conduta assertiva (clareza no que se diz e faz); isso promove relações mais engajadas e a logística ganha aspectos mais produtivos e humanos.

Novidades devem chegar nesse cenário, reformulando-se a maneira como iremos praticar logística nos próximos anos. Sabemos como a logística é um cenário mutável, portanto, quem quiser atuar nesse segmento deve desenvolver sua capacidade de adaptação, pois cada vez mais devemos buscar por soluções coerentes a sociedade que não para de modificar seus hábitos de consumir e distribuir materiais e produtos.

Carreira na área da logística 3 - Carreira na área da logística

O Mercado Logístico

Greve de caminhoneiros, acordos internacionais, pegada sustentável… tudo isso tem gerado uma discussão sobre como modernizar os processos logísticos, trazendo mais necessidade ainda para criatividade de soluções compatíveis com a sociedade cada vez mais atenta e exigente.

O que sabemos é que o Mercado vai aquecer, isso é fato, portanto, esteja preparado. As previsões mostram que haverá um salto de produtividade para os próximos anos… o ritmo econômico crescendo, sabemos que há uma demanda produtiva reprimida e, portanto, acionará a necessidade por profissionais logísticos que irão atender esse fluxo de materiais, produtos e serviços que cresce junto com a aceleração mercadológica que virá.

Mauro Galasso
Mauro Galasso
Com sua mente criativa acionada, oferta ao mercado soluções comunicacionais e de treinamento, desenvolvidas entre a razão e a emoção. Para atividades sociais evitará falar de trabalho, optando por temas sobre cultura, convívio e comportamento; claro, com muuuita música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *